PAUSAS DURANTE O TRABALHO: ENTENDA A IMPORTÂNCIA



PAUSAS-DURANTE-O-TRABALHO:-ENTENDA-A-IMPORTÂNCIA

PAUSAS DURANTE O TRABALHO: ENTENDA A IMPORTÂNCIA

 

Muitas vezes o profissional esquece que é feito de carne e osso e que não é sinônimo de produtividade 24 horas por dia. O trabalho por si só é cansativo, pois exige uma rotina em frente ao computador, muitas vezes em posição desconfortável, que precisa ser quebrada durante o dia, afinal uma pausa é sempre importante para espairecer e retomar o foco.

Os dias estão cada vez mais intensos, e mais do que ser produtivo, muitos se cobram fazer o máximo de coisas que conseguir para seguir o ritmo rápido que o mercado propõe diariamente. Trabalhar de maneira ininterrupta provoca desgaste físico e mental e isso refletirá significativamente, não somente no desempenho das atividades, como também na saúde.

Já notou que o resultado de dias puxados de trabalho nos deixa com as vistas cansadas ou com corpo fadigado? E no final temos tantas coisas para fazer, que optamos por abolir o horário do almoço para conseguir dar conta de todo o trabalho proposto, certo? Errado! Não troque sua hora de almoço por nada.

Pausas durante o trabalho são essenciais para o bom desempenho das atividades, pois quando se passa tempo excessivo exercendo uma tarefa, o mais obvio é que perca o foco e fique com a sensação que não sabe mais para onde ir ou o que fazer, fazendo com que o cérebro não responda mais com a mesma agilidade.  

 

Ao contrário do que se imagina, a força de vontade não é um fator constante no nosso organismo, mas uma habilidade que diminui conforme a vamos utilizando – esse efeito é batizado de “Decision Fatigue”, ou, “Fadiga de Decidir”. Ou seja, quanto mais decisões somos obrigados a tomar ao longo do dia, mais debilitados vamos ficando para tomar novas decisões, pois cada uma delas consome um pouco da nossa força de vontade disponível, diminuindo ou até mesmo esgotando o seu estoque para ser usado nas próximas, por isso a importância de pausas para um cafezinho ou um lanchinho durante o expediente, afinal o estômago estando “confortável”, ajuda a melhorar a oxigenação do cérebro e acelerar o metabolismo, voltando o raciocínio para sua velocidade inicial.

Além disso, você sabia que uma pequena pausa para sesta pode aumentar a sua memória? Segundo especialistas do sono, um simples “cochilo” de apenas 10 minutinhos pode aumentar o seu nível de alerta, gerando energia para o resto do dia. Portanto, procure um cantinho para uma soneca, ela fará a diferença no seu dia. 

 


Comente essa postagem