VOCÊ CONHECE OS BENEFÍCIOS DO COWORKING?



VOCÊ-CONHECE-OS-BENEFÍCIOS-DO-COWORKING?-

A economia compartilhada é uma das grandes tendências do mundo contemporâneo. Afinal, sustentabilidade e colaboração são ideias a serem cada dia mais valorizadas no mundo corporativo.

Tanto em nossas relações pessoais quanto nas profissionais, é certo que compartilhar recursos, como espaço, investimento, habilidade e tempo são estratégias que vieram para ficar, trazendo benefícios a todos os envolvidos.

coworking está inserido nessa realidade e, se você acredita que ele só pode ser aproveitado por pequenos negócios, está muito enganado! As grandes empresas também podem desfrutar muitas de suas vantagens.

Espaços de trabalho compartilhados estão em acelerado crescimento no Brasil. Mesmo sendo uma atividade relativamente nova no país (com menos de 10 anos), os chamados coworkings já são quase 400 sedes, com mais de 10 mil posições de trabalho. Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul estão logo atrás do estado de São Paulo no ranking de estados com mais espaços compartilhados, ampliando as cidades com esse tipo de serviço.

Em 2016, foi registrado um crescimento de coworkings de 52% em relação ao ano anterior, segundo o Censo Coworking Brasil. Esses números revelam que os empreendedores brasileiros buscam um local agradável e de troca de experiências para desenvolverem seus projetos, além, é claro, do custo x benefício que esses espaços proporcionam.

A propósito, a redução de custos é realmente expressiva, as empresas que se dispõem a ter espaços próprios, calculando gastos com aluguel, condomínio, energia, telefonia, internet, mobília, materiais de consumo, entre outras despesas, chegam a um valor até 40% maior, comparado ao valor gasto com espaço de coworking. Além disso, o espaço compartilhado mostra-se o modelo ideal para empreendedores que não querem se preocupar em administrar um escritório próprio, o que demanda tempo, interesse e algum talento. A ideia é focar apenas em atuar no seu negócio, sem precisar se dedicar a detalhes administrativos.

A vantagem da economia é evidente, mas há outros benefícios que podem trazer ganhos imensuráveis para as empresas que optam por dividir espaço com outras organizações. Estando ao lado de startups de outros segmentos, a empresa desenvolve um networking de maneira orgânica, conhecendo profissionais e soluções que abrem possibilidades para novos projetos. Torna-se comum a colaboração mútua entre empresas que trabalham juntas em um espaço de coworking.


Comente essa postagem